Páginas

sexta-feira, dezembro 30, 2011

Último ‘Ação’ deste sábado, dia 31 mostra projetos para portadores de deficiência

O ‘Ação’ deste sábado, dia 31, apresenta projetos de superação. O programa vai mostrar duas importantes iniciativas voltadas para portadores de deficiência: a Associação Desportiva para Deficientes (ADD), de São Paulo; e o Adaptasurf, do Rio de Janeiro.

A ADD conta com uma série de projetos para adultos e crianças, como o Guia Voluntário, onde atletas acompanham os portadores de deficiência durante suas provas esportivas, ajudando a realizar sonhos e regatar a autoestima. O programa exibe a história de alguns destes esportistas, como o cadeirante que foi vice-campeão da São Silvestre e o ciclista cego que ganhou o Parapan-americanos deste ano. Outros esportes adaptados para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida, como o vôlei sentado e o basquete para cadeirantes, também são assuntos abordados na atração.

Já o Adaptasurf, criado em 2007 pelo fisioterapeuta Luis Felipe Nobre, promove aulas de surfe para deficientes e ajuda a desenvolver a integração social através do esporte e do lazer. Além de tornar a praia acessível, montando uma estrutura para que todos possam chegar até a areia, o Adaptasurf também participa de campeonatos internacionais de surfe e desenvolve mutirões de limpeza e ações ambientais.

O ‘Ação’ é exibido aos sábados logo após o ‘Globo Universidade’.

Além desta reportagem especial confira as outras atrações do ‘Globo Cidadania’:

‘Globo Educação’, às 06h05 – Cerca de 80% dos presos brasileiros são analfabetos funcionais ou não concluíram o Ensino Fundamental. Com o intuito de investigar os desafios das escolas que funcionam nas prisões do país, o ‘Globo Educação’ aborda como a educação é possível em espaços penais. A apresentadora Helena Lara Resende mostra os avanços e as limitações do ensino em penitenciárias. O programa vai até o Complexo Penitenciário de Bangu conversar com detentos que viraram alunos, professores e diretores.  A equipe conhece duas das 13 escolas que funcionam dentro dessa prisão, onde estudam cerca de cinco mil alunos.

‘Globo Ciência’, às 06h25 – Neste episódio, o ‘Globo Ciência’ volta no tempo para descobrir como os alquimistas, considerados os primeiros químicos da história, dividiam os elementos da natureza. Com o objetivo de conhecer os experimentos de Antoine de Lavoisier e Michael Faraday, dois grandes cientistas que fizeram importantes descobertas sobre o calor e a energia, o programa traz entrevistas com o professor de Engenharia Mecânica da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio, Washington Braga, e com o doutor em Filosofia da Ciência e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Antonio Augusto Passos Videira. O apresentador Alexandre Henderson, com a ajuda de uma estudante, irá reproduzir a construção do primeiro motor elétrico.

‘Globo Ecologia’, às 06h50 – A equipe do programa mostra a importância da destinação segura do lixo eletrônico, ou seja, dos resíduos repletos de substâncias tóxicas e que crescem na mesma proporção da inovação tecnológica. O episódio apresenta as iniciativas de resgate desses equipamentos e de reaproveitamento dos componentes, por meio de uma cadeia chamada logística reversa. A reflexão sobre a necessidade de regulamentação do setor e as mudanças no hábito de consumo das pessoas também fazem parte desse episódio.

‘Globo Universidade’, às 7 horas – O repórter Paulo Mario Martins visita a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, para conhecer o departamento de Engenharia Civil. A área tem um curso de pós-graduação voltado para a formação de profissionais que desejam trabalhar na projeção e restauração de pontes e viadutos. Nos quadros do programa, uma inusitada competição de construção de pontes feitas com espaguetes, estudos ligados à pavimentação específica para pontes e viadutos e ainda a atuação de um profissional especializado nestas construções.

‘Globo Cidadania’ - cinco programas e um compromisso: fazer diferença na vida das pessoas.