Páginas

domingo, julho 08, 2012

‘Fantástico’ a nova temporada do ‘Planeta Extremo’.


Maratona de 250km no Deserto do Saara é o primeiro desafio de Clayton Conservani
na nova temporada do ‘Planeta Extremo’




No domingo, dia 8, entra no ar no ‘Fantástico’ a nova temporada do ‘Planeta Extremo’. No primeiro episódio, Clayton Conservani participa da Maratona des Sables, uma prova de autossuficiência nas areias do Saara. Ao longo de seis dias, os competidores devem percorrer o trajeto de 250 km – o equivalente a seis maratonas regulares – sob o sol escaldante do sul do Marrocos, levando em uma mochila todo o material necessário para todos os dias de prova. E isso inclui comida, fogareiro, combustível, agasalho e saco de dormir, além de itens obrigatórios como bússola, espelho sinalizador, foguete, apito, lençol aluminizado de sobrevivência, pílulas de sal e um kit de extração de veneno de cobras e escorpiões. A organização da prova disponibiliza apenas água e tendas para os participantes descansarem e passarem a noite.

Ao lado do carioca Bernardo Fonseca, que o acompanhou na Maratona da Antártida na primeira temporada do ‘Planeta Extremo’, e de outros 850 competidores, Clayton Conservani passou por situações de alto estresse ao longo da prova. Além de percorrer até 81 km em um único dia, o jornalista enfrentou temperaturas extremas, que chegaram a 51 graus durante o dia e a 5 graus à noite. Sem contar as tempestades de areia, o alto risco de desidratação e a missão de continuar correndo mesmo com o esgotamento físico e com os pés bastante castigados.

Este é apenas o primeiro dos quatro episódios da nova temporada da série ‘Planeta Extremo’. A cada domingo, um desafio vai ao ar no ‘Fantástico’, sempre em alta definição. Ao longo de sete meses, Clayton e outros sete aventureiros da Rede Globo enfrentaram o Rio Zambeze, na África, desafiando as corredeiras mais poderosas e perigosas do mundo; escalaram o Monte Kinabalu, na Ilha de Bornéu, na Malásia, onde participaram de uma maratona no ar rarefeito; e escalaram a Weeping Wall, uma cascata de gelo de 200 metros de altura no Canadá.

Fotos: Clayton Conversani e Bernardo Fonseca encaram uma maratona de 250 km no deserto do Saara. Na prova, os participantes deveriam levar na mochila tudo o que precisariam ao longo de uma semana, incluindo itens obrigatórios pela organização da prova. Crédito TV Globo/Divulgação.