Páginas

segunda-feira, janeiro 23, 2012

Neste sábado, dia 28, o ‘Globo Cidadania’ continua a reexibir os melhores programas de 2011.

‘Globo Universidade’ reexibe programa dedicado ao rock

No próximo sábado, dia 28, o ‘Globo Cidadania’ continua a reexibir os melhores programas de 2011. O ‘Globo Educação’ aborda o tema repetência escolar; o ‘Globo Ciência’ fala sobre o astrônomo e meteorologista alemão Alfred Wegener; o ‘Globo Ecologia’ viaja até o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais; o ‘Globo Universidade’ reapresenta programa sobre rock; e o “Ação” mostra o Projeto Saúde Alegria, que atua às margens do Rio Tapajós.

Confira abaixo mais informações:

‘Globo Educação’, às 6h05 – Segundo a UNESCO, em 2010, a taxa brasileira de reprovação no Ensino Fundamental foi de 18,7%, cerca de sete milhões de crianças e jovens - a média mundial é de 2,9%. A fim de mostrar iniciativas dedicadas a melhorar o rendimento escolar, a apresentadora Helena Lara Resende entrevista a mestre em Educação e pós-doutora em Ciências Sociais, Maria de Lourdes Sá. O episódio também apresenta depoimentos de professores e alunos da Escola Municipal de Peri, em Salvador, que adota dois sistemas de ensino distintos: por ciclos e seriado.

‘Globo Ciência’, às 6h25 – Em mais um episódio do ‘Globo Ciência’ que explora a evolução do conhecimento e as descobertas de grandes cientistas, os espectadores vão conhecer o astrônomo e meteorologista alemão Alfred Wegener e sua Teoria da Deriva dos Continentes. Com o auxílio de vídeos animados, o público vai entender como os continentes eram unidos, há cerca de 200 milhões de anos, e o que os afastou, formando o desenho que conhecemos atualmente. O apresentador Alexandre Henderson conversa com os geólogos da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Flávio Marques de Almeida, e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Miguel Tupinambá.

‘Globo Ecologia’, às 6h50 – Neste programa, a equipe do ‘Globo Ecologia’ viaja até o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, e mostra a importância da conservação de recursos hídricos para a vida do pato mergulhão, assim como para as demais espécies da fauna e da flora do cerrado. O repórter Pablo de Moura conversa com a bióloga do Instituto Terra Brasilis, Lívia Lins, sobre as ações lideradas pela organização para preservação dessa ave ameaçada de extinção. Além do trabalho, o Instituto promove aulas de educação ambiental para a população local, que abriga as nascentes de importantes rios como o São Francisco.

‘Globo Universidade’, às 7h00 – O ‘Globo Universidade’ vai mostrar o curso de Produtores e Músicos de Rock, oferecido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A repórter Lizandra Trindade entrevista o coordenador e idealizador do curso, o músico Frank Jorge, e acompanha, ainda, uma aula de produção musical em estúdio em Porto Alegre. O especial fala também sobre carreira, destacando como os alunos se preparam também para gerenciar bandas e atuar em negócios do mercado da música. No quadro “Mérito Acadêmico”, o professor João Paulo Sefrin apresenta seu estudo sobre a música popular. No “Fora de Série”, o programa acompanha o projeto Coletânea, disciplina em que os alunos aprendem a organizar um disco de coletânea – título que responde por mais de 60% dos lucros das gravadoras no Brasil - desde o início. Já no “Eu Amo Meu Trabalho”, Fernanda Pivato – formada pelo curso da Unisinos - conta sua experiência como produtora na área de agenciamento de bandas.

‘Ação’, às 07h40 – O programa deste sábado visita o Projeto Saúde e Alegria – ONG que atua às margens do Rio Tapajós, na região de Santarém. Entre as atividades da instituição está o atendimento no Barco Abaré. Cerca de 15 mil pessoas de 73 comunidades são beneficiadas na Unidade Móvel de Saúde. Nela, a população tem acesso aos programas da atenção básica como pré-natal, PCCU, planejamento familiar, imunizações, saúde oral, saúde da criança, atendimentos médicos, pequenas cirurgias, atendimentos ambulatoriais e realizações de exames de rotina.