Páginas

sábado, julho 21, 2012

Globo Rural’ conta a história da comunidade de Palmeiras


Neste domingo, dia 22, o repórter Vico Iasi conta a história de uma comunidade de ‘Mimoso do Sul’, no Espírito Santo. Há 20 anos, os agricultores de Palmeiras viviam na pobreza, plantando café em pequenas áreas, de três a cinco hectares. Mas uma questão ambiental promoveu a mudança de rumo desta pequena população: eles precisaram reivindicar os direitos contra o proprietário de uma madeireira que pretendia derrubar a mata que protegia a nascente do rio que abastecia a região. As 40 famílias se juntaram e conseguiram impedir a devastação. A partir dessa primeira vitória, eles perceberam que a força coletiva traria mais benefícios do que o esforço individual e formaram uma associação.

Em 20 anos, a comunidade aumentou em sete vezes a produtividade do café. Em 2006, eles instalaram um sistema comunitário de ‘beneficiamento de café’, o que trouxe mais rentabilidade à produção. Além disso, ganharam o selo de ‘comércio solidário’, que contribui para a qualificação do produto final, e ainda criaram pequenas indústrias de pães e geleias.
Essas mudanças não ficaram somente na plantação, mas também no estilo de vida da comunidade. Parte dos produtores voltaram para a escola com objetivo de terminar os estudos e também buscar formação profissional em cursos técnicos, tanto em agricultura quanto em gestão. Hoje em dia, a comunidade é sede de um telecentro com dez computadores à disposição de todos os moradores da região. Com foco na sustentabilidade, todas as casas têm fossas sépticas e um sistema de coleta de lixo comunitária, que também é fonte de renda.
O programa ainda mostra uma receita da Embrapa de Sobral, no Ceará, para incrementar a alimentação de cabras, tanto leiteira quanto de corte, nos períodos de seca.

O ‘Globo Rural’ vai ao ar aos domingos, logo após ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, e de segunda a sexta, após o Telecurso.