Páginas

sexta-feira, setembro 28, 2012

‘Globo Rural’ Município paraense é exemplo de como parar de desmatar



Neste domingo, dia 30, o ‘Globo Rural’ mostra reportagem de Camila Marconato sobre o trabalho feito por pecuaristas de Paragominas, no Pará, para ajudar a tirar o município da” lista negra” do desmatamento do Ministério do Meio Ambiente, divulgada pela primeira vez há quatro anos. A comunidade local firmou um pacto pelo desmatamento zero e em quatro anos os desmatamentos ilegais no município praticamente desapareceram. Especialistas de várias áreas começaram a testar, em fazendas da região, tecnologias que orientam um novo jeito de produzir.

O caminho para a preservação da floresta é aplicar mais tecnologia, como a correção de solo, a adubação e o rodízio do gado por piquetes menores, que torna bem rápida a recuperação do capim. Já no manejo do rebanho, fazendeiros começam a adotar as técnicas do bem-estar animal, com instalações adequadas e um trato do gado sem qualquer tipo de violência. Esse pacote tecnológico aponta para a possibilidade dos criadores de gado ganharem mais dinheiro sem necessidade de destruir a floresta amazônica.

Ainda no programa, o repórter Vico Iasi relata a história de Venilton Valandro, um agricultor do Rio Grande do Sul que, após um acidente, ficou paraplégico, sem movimentos da cintura para cima, e mesmo com essas limitações não abandonou o trabalho no campo. Com persistência e muito vigor, ele ainda cuida da horta, do pomar, entre outras atividades em seu sítio no município de Encantado.

O ‘Globo Rural’ vai ao ar aos domingos, logo após ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, e de segunda a sexta, após o ‘Telecurso’.