Páginas

quinta-feira, outubro 31, 2013

TV Liberal apoia Festival de Teatro do Pará – FITPAR 2013



Começa nesta sexta-feira dia 1 de novembro a primeira etapa do Festival de Teatro do Pará  -  (FITPAR), o evento acontecerá nas cidade de Marabá, Parauapebas, Moju e Belém, em vários pontos das cidades e praças públicas o intuito do projeto é preencher uma lacuna até então existente na malha dos festivais nacionais e internacionais de teatro realizados no Brasil, colocando o Pará dentro deste cobiçado circuito de teatro. A realização do FITPAR e tem o apoio da TV Liberal.
            O FITPAR 2013, contará com mais de 25 espetáculos e terá uma programação bem diversificada com produções nacionais, locais e internacionais, abordando os mais variados temas, entre eles: a violência contra a mulher, questões ambientais, o trabalho infantil, romance, comedia e muito outros. A primeira etapa do FITPAR 2013, começa nesta sexta-feira dia 1 de novembro no CENTUR e contará com grandes nomes do teatro paraense, além destes espetáculos o evento em Belém também contará com uma serie de oficinas nos bairros do Guamá, terra firme, sacramenta e Icoaraci.
O evento será um local para incentivar a troca de conhecimentos e experiências não somente pelos participantes dos espetáculos, mas também aberto para o acesso do público em geral, interessado na interação com todos os envolvidos na realização do Festival, afirma Will Junior produtor Executivo do Festival, que conclui dizendo: “A ampliação do circuito de festivais de teatro, com a inclusão do Pará, contribui para a maior abrangência da circulação do teatro nacional e internacional, possibilitando a formação consistente de públicos, aperfeiçoamento dos profissionais das artes teatrais e a visibilidade do teatro produzido na região Norte do País, além destas produções estamos preocupados também com o lado social, por esta questão, procuramos aproximar o publico dos artistas através de oficinas nos bairros e apresentações gratuitas”.
O FITPAR nas etapas de Mojú, Marabá e Parauapebas, contará com  grandes nomes do teatro Brasileiros como: Companhia Brasileira de Teatro, Clowns de Shakespeare, Companhia do Chapitô (Portugal), dentre outros convidados.  Escolhemos levar grandes nomes do teatro para as cidades do interior com o intuito de fomentar a cultura no interior, tornando possível o acesso de públicos não tradicionais de grandes espetáculos.   
O Festival de Teatro do Pará – FITPAR, o evento tem coordenação geral de Henrique Andrade, e Produção Executiva de Will Junior e apoio da TV Liberal Afiliada a Rede Globo, Ministério da Cultura, Fundação Nacional de Artes, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves – FCPTN.
Toda a programação do evento será gratuita, para prestigiar os espetáculos da etapa Belém, basta trazer 1 kg de alimento e trocar pelo ingresso, o evento inicia no dia 01 e vai ate 07 de novembro o público poderá trocar o alimento pelo ingresso no hall do Centur, todos os dias a partir das 10h00.


TV Liberal apoia Projeto '12 Horas de Teatro' reúne grupos do Pará no Theatro da Paz


Cerca de 10 mil pessoas participaram do ‘Projeto Teatro 12 Horas no ar. ’

Na última quarta-feira (30), o público de Belém pode acompanhar uma maratona de artes cênica: o projeto "12 Horas de Teatro do Ar" reúne diversas companhias do Pará e ocupa os palcos do Theatro da Paz de 13h até a madrugada. A entrada foi franca.

O projeto, promovido pela Faces Federação Estadual de Teatro, com apoio da TV Liberal. Os grupos e companhias que irão se apresentar foram selecionados durante a realização do festival estadual de teatro.
Foram 12 espetáculos, sendo 11 de companhias filiadas a Faces e um espetáculo do Projeto Pro-Paz.

A maioria das peças são de grupos do interior do estado, o que torna o projeto, de acordo com o diretor do espetáculo, uma oportunidade valiosa para o intercâmbio entre as produções cênicas paraenses e um espaço de destaque para a exibição do trabalho das companhias das pequenas cidades do estado.

"'O 12 Horas de Teatro' é o ponto alto da Faces, pois os selecionados vem para se apresentar de forma independente, mostrando um trabalho profissional e de qualidade. Essa oportunidade proporcionada é muito importante para o desenvolvimento dos artistas, tanto para reconhecimento em seus locais de origem, quanto a nível estadual, um dos objetivos desse grande evento é oportunizar os artistas do interior do estado a mostrar suas produções em um grande teatro", diz Fernando Rassy coordenador do Projeto.



Projeto foi realizado na última quarta, 30, com entrada franca.
Público pode conferir 12 peças, de histórias infantis ao adulto.

Fotos do evento: