Páginas

segunda-feira, dezembro 15, 2014

Projeto Fios de Esperança “Ser Feliz é o que te faz tão linda!” ♫

O cabelo é parte muito importante para a construção da autoestima de uma mulher. Ter o couro cabeludo arrancado de maneira tão violenta causa não só uma insuportável dor física, mas também uma dor emocional para o resto da vida. As vítimas do escalpelamento necessitam de uma força quem nem sabiam que tinham para superar todos os traumas e reaprenderem a sorrir e ser feliz. Todas as vezes que se olharem no espelho, porém, lembrarão daquilo que lhes foi arrancado por uma fatalidade do destino. Com isto, a doação de cabelo para a confecção de perucas se torna indispensável para o processo de reintegração dessas mulheres na sociedade. Porém, a maior parte das pessoas de Belém, quiçá todas, sabe o que é o escalpelamento, mas estão em uma posição indiferente deste problema social por ser algo distante, mesmo estando tão perto, da realidade das pessoas que vivem na cidade. Esta falta da sensibilização da população quanto à doação de cabelo resulta em um número de doações muito pequenas em relação à necessidade para a confecção de perucas. A ORVAM recebe em media 20 doações por mês, sendo que para confeccionar uma peruca são necessárias algumas vezes mais de 5 doações. Além desta quantidade de doação para produzir uma peruca, as perucas precisam ser trocadas constantemente, visto que sua vida útil dura em torno de 6 meses a 2 anos por conta do desgaste que sofre com as higienizações e com a queda dos fios.

Com isto, a importância deste projeto é, não só chamar a atenção das pessoas para este problema, levando informação e ate mesmo conscientizando as pessoas quanto à prevenção deste acidente, mas é também e principalmente sensibilizar as pessoas a ponto de estas se dispuserem a doar um pedaço de si para ajudar a elevar a autoestima dessas mulheres que tanto sofreram e sofrem com o escalpelamento, para assim aumentar o numero de doações de cabelo. 
2.6- Resultados da ação
Durante as semanas antes da ação no dia 13/12 na Embelleze, recebemos doações para serem entregues no dia, bem como conseguimos cortes gratuitos em alguns bons salões de Belém para incentivar as mulheres a fazerem sua doação. No dia da ação recebemos 40 pessoas para realizar o corte e doar, além daquelas que já haviam cortado e foram até o Instituto apenas entregar sua madeixa. A ação resultou em um total de aproximadamente 190 doações, o que, fazendo uma estimativa orientada pela própria ORVAM, seria suficiente para confeccionar em torno de 38 perucas.

O resultado maior, porem, foi a gratificação de ver o sorriso de agradecimento das mulheres da ORVAM por esta ação que mobilizou tantas pessoas em prol delas.