Páginas

segunda-feira, novembro 14, 2011

Jorginho fica entre a fome e as tradições orientais


No episódio de ‘Os Caras de Pau’, deste domingo, dia 20, Jorginho (Leandro Hassum) se esforça para conter a gula e seguir o ritual que acompanha os biscoitinhos chineses da sorte. Preocupado apenas em saciar sua fome, o segurança reclama que o biscoito trazia um papel como recheio. Ao perceber que o amigo não conhece a tradição oriental, Pedrão (Marcius Melhem) o impede de comer a guloseima. Antes, porém, ele explica que é preciso ler a mensagem que recheia o biscoito.

Quando Jorginho aceita cumprir o ritual, nem desconfia que a espera para matar a fome será longa. O bilhete está escrito em chinês. Entre o desespero de Jorginho para comer e a insistência de Pedrão para que a tradição seja respeitada, os amigos passam por poucas e boas. Para desvendar as mensagens, procuram chineses, japoneses e apelam até para a ajuda de uma baiana poliglota.

‘Os Caras de Pau’ tem redação final de Chico Soares e Marcius Melhem, direção de núcleo de Marcos Paulo e direção geral de Marcio Trigo. O programa vai ao ar aos domingos, logo após ‘Aventuras do Didi’.

Central Globo de Comunicação
Belém, 14 de novembro de 2011
Mais informações: www.redeglobo.com.br

Vida de Motoqueiro é tema do ‘Profissão Repórter’


O ‘Profissão Repórter’ da próxima terça-feira, dia 15, mostra o impacto do crescimento da frota de motos nas ruas do Brasil e a rotina de quem usa esse meio de transporte - que só em São Paulo tem quase um milhão de motoristas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, dez mil brasileiros perderam a vida em acidentes de moto no ano passado. Ainda neste período, mais de sete mil motociclistas foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros em acidentes de trânsito na capital paulista.

Caco Barcellos percorre as ruas de São Paulo de moto e acompanha os desafios de motoqueiros que enfrentam o trânsito pesado todos os dias. Em algumas ruas e horários da cidade há mais motos circulando do que carros. A reportagem conta ainda a rotina dos motoboys e das mulheres no trânsito.

O repórter Victor Ferreira rodou mil quilômetros entre os estados de Maranhão e Piauí, passando por sete cidades, onde registrou imprudência e desrespeito no trânsito. A reportagem constata também que a maior parte dos condutores de moto dos dois estados não tem habilitação. Em Santa Rita (MA), por exemplo, dos 2.500 condutores só 500 tem habilitação. E muitas famílias usam a moto como único meio de transporte e até o cachorro vai na garupa. Há ainda quem se arrisca com iniciativas criativas como a do homem que transformou a moto numa lanchonete chamada “Misto quente ao Vivo”.

Em Goiânia, as repórteres Valéria Almeida e Gabriela Lian acompanham o socorro aos motoqueiros acidentados. Encontraram situações dramáticas no Hospital de Urgências da cidade, no qual 70% dos pacientes são vítimas de acidentes de moto e na maioria dos casos são jovens.

Central Globo de Comunicação
Belém, 14 de novembro de 2011
Mais informações http://www.redeglobo.com.br/

Fabricação de vinho é tema do Globo Universidade

Implantada na serra gaúcha, no Rio Grande do Sul, entre 1870 e 1920, a produção de vinho é um importante fator econômico da região. Atenta a isto, a Universidade de Caxias do Sul desenvolve pesquisas para aprimorar a qualidade desta cultura. É este o assunto que o ‘Globo Universidade’ irá explorar no próximo programa, dia 19.

A repórter Lizandra Trindade embarcou em uma pequena expedição a uma vinícula para conferir como é o processo de produção do vinho e acompanhou ainda a análise em laboratório do material recolhido durante o passeio. Para contar como o trabalho é realizado, Lizandra entrevista o professor Sérgio Laguna, que é responsável por uma pesquisa que avalia os problemas no solo e propõe sugestões para deixar a produção mais sustentável. Laguna fala também sobre outro estudo desenvolvido por ele: a pesquisa sobre as leveduras presentes nos vinhos da região.

No quadro “Fora de Série”, o aluno Vagner Spadari que faz mestrado profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola da UCS conta como pretende analisar a eficácia, benefícios e problemas de uma máquina utilizada nas plantações de uva. O aparelho será motivo de estudo em sua análise de mestrado. O “Mérito Acadêmico” vai mostrar a pesquisa da professora Mirian Salvador, que investiga os outros produtos da uva e os subprodutos do vinho. Já o “Eu Amo Meu Trabalho” vai apresentar a rotina da turismóloga Luana  Comiotto, que atua na área de enoturismo – área do turismo responsável por receber  visitantes interessados nos vinhos da região.

O `Globo Universidade´ vai ao ar às 7h15.

Além desta reportagem especial confira as outras atrações do ‘Globo Cidadania’:

Globo Educação, às 06h05 - O que significa aprender a ler e a escrever hoje? O ‘Globo Educação’ procura respostas sobre o conceito de alfabetização que é trabalhado no Brasil. Numa visita à Escola Municipal José Madureira Horta, em Belo Horizonte, o programa conhece alunos de diferentes gerações diante do mesmo desafio: compreender, debater e interagir com o mundo escrito. Como a escola os prepara para essa vivência? Como garantir que os estudantes aprendam a ler e a escrever com qualidade? Qual é a diferença entre ser alfabetizado e ser letrado?
Globo Ciência, às 06h25 – Galileu Galilei é o protagonista do episódio “A Revolucionária Visão de Mundo”,  que aborda uma das mais importantes quebras de paradigmas de todos os tempos. Após quase dois mil anos de teoria do universo geocêntrico, Galileu provou que o sol ocupa o centro do nosso sistema. No ‘Globo Ciência’, o apresentador Alexandre Henderson revisita as experiências do cientista e conversa com físicos, filósofos e até bioquímicos para entender quais são as próximas fronteiras da ciência e quais os próximos paradigmas a serem quebrados.
Globo Ecologia, às 06h50 – O ‘Globo Ecologia’ viaja até o oeste da Paraíba para mostrar o drama das comunidades de Juazeirinho, Pocinhos e Soledade. Nessa região, a distribuição da chuva é  totalmente irregular e a estiagem já faz parte da rotina. Contudo, as famílias aprenderam a desenvolver estratégias de convivência com a seca a partir do manejo de um bem comum, que historicamente não era bem aproveitado na região: a água da chuva. O programa revela como a vida dessas comunidades mudou com as reuniões do coletivo e a criação de cisternas e barragens subterrâneas.
Ação, às 07h40 – Fernando de Noronha é o destino do programa desta semana. Lá, será mostrado o Projeto Golfinho Rotador, que existe há 21 anos e tem a intenção de utilizar a pesquisa científica sobre os golfinhos para preservar seu comportamento natural, além de fornecer subsídios para o desenvolvimento sustentável do arquipélago. O projeto possui um programa que atua na capacitação de jovens como guias de turismo ecológico. Já as crianças que vivem no arquipélago recebem aulas de educação ambiental.

‘Globo Cidadania’ - cinco programas e um compromisso: fazer diferença na vida das pessoas.
Central Globo de Comunicação
Belém, 14 de novembro de 2011
Mais informações http://www.redeglobo.com.br/


Clarisse quer um filho, mas quem engravida é Amanda


No episódio de ‘A Mulher Invisível’, que vai ao ar na próxima terça, dia 15, Pedro (Selton Mello) sofre com o desejo de Clarisse (Débora Falabella) para ter um filho. O publicitário deixa claro que não está no mesmo momento que a esposa, mas ela persiste com a ideia. Após participar de uma campanha publicitária de hidratantes para bebês, o desejo de ser mãe aumenta ainda mais em Clarisse. Decidida, ela cria um plano para seduzir Pedro, mas não só dá errado, como Amanda (Luana Piovani) é quem acaba grávida.

Pedro faz o possível para que Clarisse não descubra que a concorrente concretizou o que ela tanto espera e tenta consolar Amanda de todos as formas, inclusive comprando itens para o enxoval do bebê invisível. O problema é que ele larga as sacolas pela casa e Clarisse as encontra. Com raiva da mulher invisível, ela desiste de convencer Pedro e investe em uma inseminação artificial. Quando ele descobre, faz o possível para impedi-la de ter um bebê que não seja seu.

Livremente inspirada na trama do filme homônimo, ‘A Mulher Invisível’ é uma coprodução da Rede Globo com a Conspiração Filmes. Exibido às terças-feiras, logo após ‘Tapas & Beijos’, o seriado tem direção de núcleo de Guel Arraes, direção geral de Claudio Torres e redação final de Mauro Wilson e Guel Arraes.

Fotos no site de imprensa www.redeglobo.com/imprensa

Central Globo de Comunicação
Belém, 11 de novembro de 2011
Mais informações www.redeglobo.com.br