O ‘Globo Cidadania’ – programa que reúne o ‘Globo Educação’, ‘Globo Ciência’, ‘Globo Ecologia’, ‘Globo Universidade’ e ‘Ação’ - lança sua nova temporada neste sábado, dia 14. Com uma linguagem leve e um formato mais dinâmico, o programa abre espaço para temas atuais, que fazem a diferença na vida das pessoas. “Vamos colocar a cidadania em foco, aproximando mais a programação do dia a dia do nosso público’’, destaca Maurício Yared, diretor do programa.
O programa de estreia acompanha a vida dos calouros na Universidade de São Paulo (USP) e mostra a rotina dos estudantes que deixaram a cidade natal para morar longe da família. Também neste episódio, a equipe de reportagem debate a importância de ensinar música nas escolas, que passa a ser uma disciplina obrigatória este ano.
Em outra reportagem, Max Fercondini explica o que é a “pegada ecológica” - estimativa que aponta o quanto as pessoas, as cidades e os países utilizam os recursos naturais do Planeta -, e também mostra como a ONG WWF (rede internacional comprometida com a conservação da natureza) faz este cálculo. A organização ainda desenvolve pesquisas sobre os hábitos de consumo dos brasileiros.
O programa retoma a discussão científica de quem nasceu primeiro “o ovo ou a galinha”. O repórter Alexandre Henderson visita uma granja, entrevista filósofos e faz uma enquete pelas rua para tentar descobrir a resposta. E para apresentar projetos de educação ambiental e ecoturismo na Amazônia, o ‘Globo Cidadania’ faz ainda uma viagem até ao Pará para mostrar o trabalho do Instituto Peabiru e conhece índios, ribeirinhos e famílias que dependem da conservação da floresta.
Temporada 2012
Nesta nova temporada, o ‘Globo Cidadania’ andará pelo país para mostrar como a comunidade e os pais podem participar mais ativamente da vida escolar e assim melhorar a qualidade do ensino. Os telespectadores também poderão enviar dúvidas e perguntas – por meio do site - à equipe do programa que irá ajudar a explicar o mundo de hoje através das descobertas científicas.
O programa buscará ainda inspiração no Rio +20 para falar de sustentabilidade; e no universo acadêmico mostrará o que acontece de melhor dentro e fora dos laboratórios e salas de aulas de todo país. Além disso, o ‘Globo Cidadania’ mostrará um Brasil em transformação, com exemplos de boas práticas de geração de renda, e como cada cidadão pode fazer a diferença no lugar onde vive, através da mobilização social.
Com apresentação de Serginho Groisman, o programa é exibido a partir das 06h05 na Rede Globo. O ‘Globo Cidadania’ tem reapresentação na GloboNews nas manhãs de domingo. No Canal Futura, a nova temporada estreia dia 22 de abril, à tarde e também é exibido para 115 países pela TV Globo Internacional. O portal (globocidadania.com.br) traz, na
íntegra, o conteúdo apresentado pelo programa e também extras.