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segunda-feira, maio 28, 2012

Concurso Cultural: Assista “Favela” com a atriz Thalita Carauta

Veja o regulamento e participe
http://glo.bo/JUMsPE
http://redeglobo.globo.com/pa/tvliberal/noticia/2012/05/concurso-cultural-assista-favela-com-atriz-thalita-carauta.html

‘Video Show’ Dani Monteiro se passa por vendedor ambulante




Para vender qualquer tipo de artigo, é preciso talento. E, no ‘Video Show’ desta semana, Dani Monteiro sente isso na pele ao se passar por um vendedor ambulante. Ela anuncia pelos corredores dos estúdios da Central Globo de Produção acessórios de ‘Avenida Brasil’ como o pingente de colher de Nina (Débora Falabella), a medalha em formato de chuteira de Tufão (Murilo Benício), a letra “T” pendurada no pescoço de Carminha (Adriana Esteves) e outros itens que compõem os personagens da novela.

No quadro “Crescendo na TV”, a atração relembra a trajetória de Leandra Leal na teledramaturgia. Com mais de 15 anos de carreira, a atriz já passou por marcantes papeis em ‘Explode Coração’, ‘O Cravo e a Rosa’, ‘Senhora do Destino’ e ‘Passione’. Hoje, ela vive sua primeira protagonista: Rosário, de ‘Cheias de Charme’.     

O programa ainda mostra as semelhanças entre Seu Boneco, interpretado por Lug de Paula na ‘Escolinha do Professor Raymundo’, e Sandro, vivido por Marcos Palmeira na novela ‘Cheias de Charme’. Legítimos malandros, as duas figuras têm o figurino parecido, gestos similares e até fazem uso do bordão “vou para a galera”.
      
O ‘Video Show’ vai ao ar após o ‘Jornal Hoje’.

Emília resolve ter um polvo de estimação


(Foto: Divulgação)


No episódio do ‘Sítio do Picapau Amarelo’ deste sábado, dia 2, Emília se encanta por um polvo que vive no Reino das Águas Claras. A empatia entre os dois é tão grande que ela resolve levá-lo para o Sítio do Picapau Amarelo. A boneca está animadíssima com o seu novo bicho de estimação, mas não sabe o que a espera. Em pouco tempo, o animal se mostra um grande bagunceiro, o que faz com que  Dona Benta tome uma decisão radical: o polvo terá que voltar para o fundo do mar.
Contrária a ideia de viver longe do seu novo amigo, a boneca de pano resolve criar o molusco escondido. No galinheiro do Sítio, ela vai cortar um dobrado para dar comida ao animal marinho, limpá-lo, além de manter o lugar em ordem para que ninguém descubra. Mas, estranhamente, todo o esforço de Emília não parece o suficiente para que o bicho de estimação fique feliz.
O desenho animado do ‘Sítio do Picapau Amarelo’ é exibido aos sábados, após ‘TV Globinho’. A atração é fruto de uma parceria inédita entre Mixer e Rede Globo e conta com 26 episódios, todos em alta definição e baseados na obra “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato. 

‘Gabriela’ se passa nos anos 20, mais conhecido como os “anos loucos”.


A moda dos anos 20 no interior da Bahia

‘Gabriela’ se passa nos anos 20, mais conhecido como os “anos loucos”. Na moda, especificamente, tudo podia, era o começo da liberação feminina. Os espartilhos foram abolidos. A cintura caiu. Isso vale, claro, para quem seguia a moda da época, e Malvina (Vanessa Giácomo), uma menina antenada, mesmo em Ilhéus, conseguia estar a par de tudo que era lançado pelo mundo afora: “Ela é moderna. Representa o art-decó em suas formas retas e geométricas. As cores são contrastantes. Muito preto com amarelo, azulão e vermelho. Ela usa cintinhos e sapatos boneca, mas sempre com um viés exclusivo”, ilustra Labibe Simão, figurinista de ‘Gabriela’. Para compor Malvina, Juliana Mendonça, supervisora de caracterização, usou como referência Louise Brooks, a atriz do cinema mudo que viveu a frente do seu tempo e imortalizou o corte de cabelo a “la garçonne”: “Ela é colegial, vai ter o rosto rosado, saudável. Batom claro e nem esmalte usa. Mas ela não é igual às outras, quer outro caminho, seguir estudando, quiçá trabalhar. É feminista. E por isso escolhemos esse corte bem curto, estilo “Louise Brooks”.

Já Gabriela (Juliana Paes) é atemporal, não se enquadra em época. “Os cortes dos vestidinhos são simples, assim como os tecidos, quase sempre em algodão, com estampas feitas para ela. Sempre com uma sensualidade casual. Deixando cair uma alça, uma renda aparecendo, um botão aberto”, conta Labibe. A caracterização segue a mesma linha: “Ela é linda, é da terra, é moleca, mas é um mulherão”, define Juliana Mendonça. “Gabriela é muito natural, não usa batom, sombra nem rímel e os cachos nos cabelos longos  não seguem a moda. A sobrancelha é mais grossa e a pele curtida de sol”.

Chapéus

Os chapéus são um show à parte. Todas as mulheres, com exceção de Gabriela (Juliana Paes), usam chapéus. O acessório, na década de 20, começou a ser usado somente pela manhã. E o tipo mais cobiçado era o cloche, enterrado até os olhos. E são eles que estão nas cabeças das moças modernas e até das sinhazinhas mais conservadoras de Ilhéus. Todas se enfeitam com um chapéu. E os homens não ficam de fora. A maioria usa o panamá, desde os coronéis até Mundinho Falcão (Mateus Solano). Berto (Rodrigo Andrade) usa um chapéu negro, que faz referência aos mafiosos. E Tonico Bastos (Marcelo Serrado) usa um chapéu palheta, muito usado por homens galanteadores, com uma fita na base para decorar o acessório.

Homens         

Os homens, em sua grande maioria, têm bigode, salvo Mundinho Falcão (Mateus Solano), que vem de fora, representa o progresso e por isso tem “cara limpa”. Os coronéis ostentam sempre algo que remeta a realidade de Ilhéus e as fazendas. O terno com tecidos leves, em função do calor, é quase uma regra. A modelagem, portanto, é feita em linho e nada de ombreira – característica dos ternos utilizados pelos homens na capital. A rigidez  está presente nas cores: “Não há colorido para os coronéis. Sempre cores neutras como o marrom, bege, branco, preto. E a escolha do linho é para dar mais leveza, pois em Ilhéus faz calor e o tecido é mais maleável além de fresco”, explica Labibe.

Tonico Bastos (Marcelo Serrado) usa terno de risca e tem contrastes de claro e escuro nas roupas, e seus lenços são em grande parte estampados e de seda. “Usa um bigode bem fininho bem característico da época e, que também dá o tom do conquistador que é. Um homem que se importa com aparência, então, usa um pouco de gel nos cabelos para ficar ainda mais galante”, exemplifica Juliana Mendonça.

Outro acessório quase obrigatório em Ilhéus são os lenços. Todos os homens usam lenços escondidos, ou não, no paletó. Como o clima é muito quente, eles enxugam o suor o tempo todo.

Bataclã

É a festa dos anos 20. Lá é a porta por onde a moda chega a Ilhéus. Muitos estrangeiros e coronéis abastados levam presentes para as meninas que trabalham por lá. Elas sempre estão na moda e investem na beleza. No local há uma explosão de cores e sofisticação, típicos da época. “Há muita transparência, sensualidade e quebra dos padrões. Lá é onde os anos loucos estão mais vivos que nunca”, comenta Labibe.

A vida é noturna e portanto, a maquiagem é forte no cabaré. Esmaltes e batons em tons vermelhos, olhos esfumados, os beauty spots (pintinhas desenhadas com lápis), cílios postiços, unhas postiças, perucas, apliques e cabelos com ondas armadas típicas dos anos 20. Maria Machadão (Ivete Sangalo) é exigente. Quer ver suas meninas sempre bem vestidas e arrumadas. Assim sendo, cada uma das mulheres- damas demora em torno de uma hora e meia para se caracterizar e ficar do gosto de Machadão. O figurino é bem específico e acompanha a personalidade de cada menina do Bataclã.

Maria Machadão (Ivete Sangalo) é a rainha do lugar. A soberania está não só na postura de Machadão como nas vestimentas: “Nos inspiramos no japonismo com suas mangas largas e grandes, que remetem ao poder. Até em seus roupões – quando “está à vontade” entre as meninas – o japonismo está presente. Ela também tem um pouco de Coco Chanel em todos os momentos. Os brincos e colares são grandes e com peso. O que temos em mente é que Maria Machadão é uma pessoa que está sempre pronta, a qualquer hora”, conta Labibe. Para os cabelos, a inspiração também foi o Chanel, curto e um pouco armado.  

Anabela e Príncipe Sandra

O casal chega a Ilhéus trazido por Mundinho Falcão (Mateus Solano). Ambos artistas, vindo do Rio de Janeiro. Anabela (Bruna Linzmeyer) é uma moça moderna, mistura cores inusitadas e vai usar várias perucas. Nenhum dos dois vai passar despercebido. Príncipe Sandra (Emílo Orciollo Netto) tem barba pontiaguda e bigode levemente virado para cima. É enigmático e atualizado. Sempre tem um charme a mais no figurino, como uma pena de pavão no lugar de uma flor no paletó.

Glória

Glória (Suzana Pires) é a moça da janela. Suas formas corporais vão contra os anos 20. Ela tem cintura e usa roupas justas. Não quer esconder nada, pelo contrário, quer ser sensual. Nas vestimentas exibe muita renda misturada com viés. Mistura o rústico com tricô de linha. E suas cores são quentes, tem vermelho até no sapato. Seus cabelos também estão fora da moda. São longos e meio de lado, sempre com muito charme.

Peças exclusivas

O colar azul com a imagem de São Sebastião foi desenvolvido especialmente para Dona Sinhazinha (Maitê Proença), que é devota ardorosa do santo. As alianças de todos os coronéis com suas esposas também foram feitas especialmente para a produção.  O anel do Príncipe Sandra (Emílo Orciollo Netto) também foi pensado pela equipe de figurino especificamente para o personagem. E os barretes (prendedores de colarinho) - ,utilizados pelos homens, foram desenvolvidos em ouro e prata - quatro ou cinco tipos diferentes para cada personagem com figuras ou somente um ponto para o detalhe das golas bem ajambradas.


‘Gabriela’, escrita por Walcyr Carrasco, com direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mauro Mendonça Filho, tem figurino de Labibe Simão e caracterização de Juliana Mendonça. A mininovela tem previsão de estreia para dia 19 de junho.

‘Profissão Repórter’ aborda o abuso sexual na infância


(Foto: Divulgação)



O ‘Profissão Repórter’ dessa terça-feira, dia 29, traz como tema o abuso sexual infantil. No Brasil, depois do abandono, esse é o crime mais comum contra crianças.

Em Porto Alegre, os repórteres Victor Ferreira e Valéria Almeida conversaram com José Antônio Daltoé, o juiz que desenvolveu um sistema de áudio e vídeo que transmite os depoimentos das crianças para a sala de audiência a fim de evitar que a vítima encontre com o acusado.

No Rio de Janeiro, Caco Barcellos mostra a história de Isabelle Crisóstomo, que na infância sofreu abusos do ex-padrasto e só revelou depois de muito tempo. Atualmente, o abusador está foragido. A jornalista Gabriela Lian acompanha ainda a nadadora olímpica Joanna Maranhão, que após declarar que foi vítima de agressões sexuais na infância, teve uma lei aprovada com seu nome para a prorrogação do prazo de denuncia de abusos na Justiça. A atleta conta sobre sua vida e as consequências desse seu trauma.

O ‘Profissão Repórter’ vai ao ar às terças-feiras, logo após ‘Louco Por Elas’.

‘Amor Eterno Amor’Rodrigo conta a verdade para Zé e Carmem


(Foto: Divulgação)



Rodrigo (Gabriel Braga Nunes) cerca Valéria (Andréia Horta) e a obriga a contar a verdade sobre a paternidade do filho que ela está esperando. Ao confirmar suas suspeitas de que o filho não é seu, Rodrigo informa que Valéria vai ter que falar para Zé (Pedro Paulo Rangel) e Carmem (Vera Mancini) e que o noivado entre eles está desfeito.

Como a jovem não vai revelar seu segredo, Rodrigo toma uma atitude e conversa com os pais dela. Ele explica que Valéria está grávida de outro homem e que por isso não vai se casar com ela. Mesmo chocados, Carmem e Zé, conhecem muito bem a filha que têm, sabem que Rodrigo não está mentindo só para fugir do casamento. As suspeitas de quem é o verdadeiro pai dessa se criança, agora se voltam para Josué (Raphael Viana), que sempre foi apaixonado por Valéria. Profundamente envergonhados com mais uma armação da filha, Zé e Carmem não querem mais ficar na mansão e se mudam imediatamente de lá para o Edifício São Jorge, onde passam a viver.

As cenas foram gravadas na Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro, e vão ao ar na quarta-feira, dia 30. ‘Amor Eterno Amor’, de Elizabeth Jhin, tem direção de núcleo de Rogério Gomes, direção geral de Pedro Vasconcelos e direção de Roberta Richard, Luciana Oliveira, Paulo Ghelli e Fabio Strazzer. A novela vai ao ar de segunda a sexta, logo após ‘Malhação’, e sábado depois de ‘Caldeirão do Huck’.

Estados Unidos é o próximo adversário da Seleção Brasileira


(Foto: Divulgação)



Depois de vencer a Dinamarca por 3 a 1 no último sábado, a Seleção Brasileira volta a entrar em campo na noite desta quarta-feira, dia 30, para enfrentar os Estados Unidos, na casa do adversário. O jogo tem narração de Galvão Bueno e comentários de Arnaldo Cézar Coelho, Casagrande e Junior. Os repórteres Tino Marcos e Mauro Naves estarão no estádio, em Maryland, trazendo todas as informações sobre a partida ao vivo.

No Show do Intervalo, o apresentador Alex Escobar e os comentaristas da partida entram em cena com a ‘Central da Copa’. Direto no estúdio da Rede Globo no Rio de Janeiro, eles conversam com Galvão Bueno sobre os lances mais marcantes do primeiro tempo e sobre as expectativas para a etapa final. O jogo entre Estados Unidos x Brasil faz parte de uma série de amistosos que o time de Mano Menezes está disputando. Os próximos são contra o México, no dia 3 de junho, e contra a Argentina, no dia 9. Todos têm transmissão da Rede Globo.

A Rede Globo exibe o amistoso nesta quarta-feira, dia 30, às 21h, após ‘Avenida Brasil’. Por conta do horário, excepcionalmente as novelas ‘Cheias de Charme’ e ‘Avenida Brasil’ e o ‘Jornal Nacional’ serão exibidos mais cedo.

Fátima e Sueli: boas de vingança, ótimas de confusão


(Foto: Divulgação)


Confiança é a base de qualquer casamento e não se render ao ciúme é crucial. Só que Fátima (Fernanda Torres) e Sueli (Andréa Beltrão) não seguem essa regra e a fidelidade de Armane (Vladimir Brichta) e Jorge (Fabio Assunção) está sempre em xeque. No capítulo de ‘Tapas & Beijos’ da próxima terça-feira, dia 29, a dupla dá ouvidos às intrigas de dona Catarina (Cris Nicolotti), que ao se preparar para o casamento com Chalita (Flávio Migliaccio), diz às vendedoras que elas devem ficar atentas, pois seus maridos são potencialmente dois traidores. Afinal de contas, Armane foi amante de Fátima durante anos e Jorge vive rodeado por mulheres na boate La Conga. A semente da discórdia, plantada pela mãe de Flavinha (Fernanda de Freitas), germina e Fátima e Sueli se envolvem em uma teia de mentiras e confusões.

O que agrava ainda mais a situação é a fofoca que Tavares (Kiko Mascarenhas) faz ao contar para Fátima que seu marido comprou um carro para sua ex-mulher. Revoltada, a vendedora confronta Armane e não acredita no discurso dele. Já Sueli descobre por Jurandir (Érico Brás) que Margerete (Priscila Assum), dançarina da La Conga, está grávida e que Jorge pode ser pai da criança. Acuado, o dono da boate nega como pode a acusação, mas acaba  confessando que teve um caso com a bela dançarina. As vendedoras então decidem se vingar e mostrar que não são só seus maridos que sabem aprontar.

‘Tapas & Beijos’ tem redação final de Cláudio Paiva e direção geral e de núcleo de Maurício Farias. A série é exibida às terças-feiras, logo após ‘Avenida Brasil’.