Páginas

segunda-feira, maio 07, 2012

Profissão Repórter mostra situações extremas de cheia e seca no Brasil





Dois repórteres com câmera na mão, em duas situações extremas de cheia e seca. Esse é o ponto de partida da próxima edição do ‘Profissão Repórter’ desta terça-feira, dia 8. Neste ano, tanto a cheia no Norte quanto a seca no Nordeste tendem a ser as piores da história. Para registrar essa situação, Caio Cavechini e Valéria Almeida seguiram para as cidades Boca do Acre (AM) e São Raimundo Nonato (PI), e durante o mesmo período, cerca de dez dias em março, registraram o dia a dia dos moradores nesses municípios.

No Acre, Caio acompanha a cheia, a água subindo aos poucos e uma cidade em pleno funcionamento, mesmo alagada: a lotérica, o mercado, tudo continua aberto. Nas ruas, não se vê mais carros ou motos, mas canoas por todo canto - e até acidente de trânsito acontece. O repórter mostra de perto dramas como o do seu Manoel, que tenta salvar o gado das águas.

No Piauí, há uma crença de que, se não chove até o dia de São José - 19 de março - será um ano de perda total. Valéria Almeida presencia a volta da chuva, depois de mais de três meses de seca, durante a missa do padroeiro de São Raimundo Nonato. A água dá um alento a uma das regiões mais castigadas do Nordeste, mas não é suficiente. Os moradores aproveitam para recolher as poças que se formam, mas, quatro dias depois, todas desaparecem, aumentando a distância necessária para se conseguir um balde de água. Valéria Almeida também acompanha a rotina da dona Lucia, que mora em uma casa simples com 14 pessoas, e mostra como eles convivem com a seca.

O ‘Profissão Repórter’ vai ao ar às terças-feiras, logo após ‘Louco Por Elas’.  

Ação Global nacional realiza mais de 1.6 milhão de atendimentos gratuitos em todo o Brasil


Marco Pigossi na edição carioca do Ação Global Nacional.
Crédito: Divulgação TV Globo/ Kiko Cabral
 


Guilherme Leican e Nívea Stelmann na edição carioca do Ação Global Nacional.
Crédito: Divulgação TV Globo/ Kiko Cabral

Danton Mello e Malu Mader no Ação Global Nacional de São Paulo.
Crédito: Divulgação TV Globo/ Zé Paulo Cardeal

Evento aconteceu simultaneamente em 29 cidades de todos os estados do país e contou com a participação de 33 atores da Rede Globo

A 19ª edição da Ação Global Nacional realizada no último sábado, dia 5, em 29 cidades de todos os estados brasileiros, beneficiou cerca de dois milhões de pessoas com mais de 1.6 milhão de atendimentos. Com a campanha “Eu faço Ação Global o ano inteiro”, foram oferecidos serviços e atividades gratuitas nas áreas de saúde, esporte, educação, defensoria pública, cidadania, aconselhamento jurídico e lazer, além de informações que podem ajudar na melhoria da qualidade de vida da população durante o ano inteiro. No total, 31 mil voluntários e duas mil instituições participaram dos eventos, que mobilizaram 33 artistas da Rede Globo em todo o país.

No Rio de Janeiro, o Ação Global Nacional, realizado na Vila Olímpica da Mangueira, prestou mais de 84 mil atendimentos para mais de 30 mil pessoas. Os serviços mais procurados foram emissão de documentos e atendimentos na área da saúde. Em São Paulo, foram quase 237 mil atendimentos às 81 mil pessoas passaram pela Praça Luiz Gonzaga, em Taboão da Serra, onde o evento foi realizado, com destaque para as ações de reciclagem. 
                                                                                                                                                                                                                              
Nesta edição, o projeto, uma parceria do SESI com a Rede Globo, emitiu mais de 51 mil documentos e realizou cerca de 20 mil consultas clínicas em todos os estados brasileiros. O público presente participou de oficinas de geração de renda, recebeu orientações preventivas sobre doenças, como dengue e câncer de mama, e hábitos de higiene.

O Ação Global vai além de um dia de cidadania. O projeto é um estímulo para aproximar a população dos serviços públicos.

Sobre o Ação Global:

Uma parceria da Rede Globo com o SESI, o Ação Global tem como objetivo usar a informação e a mobilização social como estratégia de inclusão e resgate da cidadania. Criado em 1995 para prestar serviços gratuitos à população, o evento nacional acontece uma vez por ano, num único dia.

O projeto funciona como uma porta de entrada para a cidadania e todos os direitos associados a ela. O Ação Global forma uma rede de atendimento para emissão de documentos, saúde preventiva, educação, esporte e lazer.  Em 2011, foram realizados mais de 640 mil atendimentos em todo o país.






‘Tapas & Beijos’ Dia das Mães repleto de mentiras e insinuações




No episódio de ‘Tapas & Beijos’ previsto para ir ao ar nesta terça-feira, dia 8, muitas mentiras e insinuações marcam a semana do Dia das Mães. A presença de Márcia (Fabiana Gugli), mãe de Bia (Malu Rodrigues), no apartamento de Sueli (Andréa Beltrão) e Jorge (Fábio Assunção) gera uma série de discussões entre o casal. Armane (Vladimir Brichta) acaba atrás das grades ao descobrir o relacionamento entre sua ex-mulher e Tavares (Kiko Mascarenhas). Enquanto isso, Djalma (Otávio Muller) fará tudo que for possível para fugir da sogra, Catarina (Cris Nicolotti).

Sem serem avisados por Bia, Sueli e Jorge se surpreendem com a chegada de Márcia (Fabiana Gugli). O encontro de pai, mãe e filha mostra o entrosamento entre eles e deixa a vendedora da Djalma Noivas revoltada. Para se firmar como dona do espaço, Sueli prepara um almoço marcante e aproveita a presença de Jurandir (Érico Brás) para provocar ciúmes no marido. O que ela não sabe é que Bia flagrou a mãe se insinuando para o namorado e não quer ficar nem perto dele, nem de Márcia.

Já Armane perde a cabeça ao saber que Dr. Tavares está tendo um caso com Clotilde, sua ex-mulher. Para se vingar, o advogado o acusa de não pagar a pensão dos filhos. Mesmo sendo inocente, o comerciante não consegue se livrar do problema criado por Tavares, pois não guarda nenhum dos recibos, com medo de Fátima (Fernanda Torres) descobrir a fortuna que gasta com a família, e acaba indo parar atrás das grades. A esposa, apesar de irritada com as confusões do marido, tenta encontrar uma forma de tirá-lo da prisão. Mas o perigo aumenta quando Armane descobre que os detentos hostilizam pais omissos. Para não sofrer represálias, ele diz que foi pego por cavar um túnel para roubar banco. Só que a mentira o envolve em mais complicações.

Djalma, por sua vez, cria uma farsa para evitar passar o Dia das Mães com Catarina. Na tentativa de fugir da sogra, ele diz para Flavinha (Fernanda de Freitas) que passará a data com uma tia querida. O problema começa quando o dono da Djalma Noivas afirma que a parente mora em Niterói, mas depois se confunde e troca o local por Paquetá. Sentindo que algo está errado, Flavinha tenta descobrir se o marido está mentindo para ela e se de fato essa tia existe.

‘Tapas & Beijos’ tem redação final de Cláudio Paiva e direção geral e de núcleo de Maurício Farias. A série é exibida às terças-feiras, logo após ‘Avenida Brasil’.