Implantada na serra gaúcha, no Rio Grande do Sul, entre 1870 e 1920, a produção de vinho é um importante fator econômico da região. Atenta a isto, a Universidade de Caxias do Sul desenvolve pesquisas para aprimorar a qualidade desta cultura. É este o assunto que o ‘Globo Universidade’ irá explorar no próximo programa, dia 19.
A repórter Lizandra Trindade embarcou em uma pequena expedição a uma vinícula para conferir como é o processo de produção do vinho e acompanhou ainda a análise em laboratório do material recolhido durante o passeio. Para contar como o trabalho é realizado, Lizandra entrevista o professor Sérgio Laguna, que é responsável por uma pesquisa que avalia os problemas no solo e propõe sugestões para deixar a produção mais sustentável. Laguna fala também sobre outro estudo desenvolvido por ele: a pesquisa sobre as leveduras presentes nos vinhos da região.
No quadro “Fora de Série”, o aluno Vagner Spadari que faz mestrado profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola da UCS conta como pretende analisar a eficácia, benefícios e problemas de uma máquina utilizada nas plantações de uva. O aparelho será motivo de estudo em sua análise de mestrado. O “Mérito Acadêmico” vai mostrar a pesquisa da professora Mirian Salvador, que investiga os outros produtos da uva e os subprodutos do vinho. Já o “Eu Amo Meu Trabalho” vai apresentar a rotina da turismóloga Luana Comiotto, que atua na área de enoturismo – área do turismo responsável por receber visitantes interessados nos vinhos da região.
O `Globo Universidade´ vai ao ar às 7h15.
Além desta reportagem especial confira as outras atrações do ‘Globo Cidadania’:
Globo Educação, às 06h05 - O que significa aprender a ler e a escrever hoje? O ‘Globo Educação’ procura respostas sobre o conceito de alfabetização que é trabalhado no Brasil. Numa visita à Escola Municipal José Madureira Horta, em Belo Horizonte, o programa conhece alunos de diferentes gerações diante do mesmo desafio: compreender, debater e interagir com o mundo escrito. Como a escola os prepara para essa vivência? Como garantir que os estudantes aprendam a ler e a escrever com qualidade? Qual é a diferença entre ser alfabetizado e ser letrado?
Globo Ciência, às 06h25 – Galileu Galilei é o protagonista do episódio “A Revolucionária Visão de Mundo”, que aborda uma das mais importantes quebras de paradigmas de todos os tempos. Após quase dois mil anos de teoria do universo geocêntrico, Galileu provou que o sol ocupa o centro do nosso sistema. No ‘Globo Ciência’, o apresentador Alexandre Henderson revisita as experiências do cientista e conversa com físicos, filósofos e até bioquímicos para entender quais são as próximas fronteiras da ciência e quais os próximos paradigmas a serem quebrados.
Globo Ecologia, às 06h50 – O ‘Globo Ecologia’ viaja até o oeste da Paraíba para mostrar o drama das comunidades de Juazeirinho, Pocinhos e Soledade. Nessa região, a distribuição da chuva é totalmente irregular e a estiagem já faz parte da rotina. Contudo, as famílias aprenderam a desenvolver estratégias de convivência com a seca a partir do manejo de um bem comum, que historicamente não era bem aproveitado na região: a água da chuva. O programa revela como a vida dessas comunidades mudou com as reuniões do coletivo e a criação de cisternas e barragens subterrâneas.
Ação, às 07h40 – Fernando de Noronha é o destino do programa desta semana. Lá, será mostrado o Projeto Golfinho Rotador, que existe há 21 anos e tem a intenção de utilizar a pesquisa científica sobre os golfinhos para preservar seu comportamento natural, além de fornecer subsídios para o desenvolvimento sustentável do arquipélago. O projeto possui um programa que atua na capacitação de jovens como guias de turismo ecológico. Já as crianças que vivem no arquipélago recebem aulas de educação ambiental.
‘Globo Cidadania’ - cinco programas e um compromisso: fazer diferença na vida das pessoas.
Central Globo de Comunicação
Belém, 14 de novembro de 2011
Mais informações http://www.redeglobo.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário