'Ação' apresenta Projeto Golfinho Rotador em Fernando de Noronha.
No primeiro ‘Globo Cidadania’ de março, dia 03, o ‘Ação’ visita o Projeto Golfinho Rotador e mostra a importância dele para moradores e animais no arquipélago de Fernando de Noronha. O ‘Globo Ecologia’ acompanha a expedição de uma equipe do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); o ‘Globo Educação’ discute o que define uma escola de qualidade; o ‘Globo Ciência’ é dedicado ao casal Jean-Paul Sartre e Simone De Beauvoir; e o ‘Globo Universidade’ fala sobre intercâmbio cultural no Brasil.
Confira abaixo mais informações:
‘Globo Educação’, às 6h05 – Por uma escola pública e de qualidade. Esse é o lema da luta pela educação no Brasil há muitos anos. Porém, o que define uma escola de qualidade? Bons professores, a infraestrutura e/ou o engajamento da comunidade? Para discutir o tema, a equipe do ‘Globo Educação’ visita a Escola Estadual Apolônio Sales, em Pernambuco. Em entrevista, o coordenador do projeto “Mais Educação” do Governo Federal, Josué Neto, apresenta oficinas oferecidas pelo programa. Na visão dos professores, estes cursos – dentre eles Inclusão Digital e Robótica - auxiliam no aprendizado dos alunos e na elevação da qualidade escolar por serem multi e interdisciplinares. O programa aborda ainda o projeto “Travessia”, em Recife, que tem o objetivo de erradicar o atraso idade-série. A apresentadora Helena Lara Resende conversa com alunos e professores que participam desta iniciativa para saber como funciona e quais as diferenças em relação às turmas regulares.
‘Globo Ciência’, às 6h25 – Este episódio é dedicado a um dos casais mais badalados do século XX: Jean-Paul Sartre e Simone De Beauvoir. O pensamento de Sartre influenciou as gerações seguintes e a escritora francesa se consagrou com o feminismo literário, muito à frente de seu tempo. Para transpor um pouco do universo boêmio europeu em que viveu o casal, o programa foi gravado no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Em entrevista, a doutora em psicologia Carolina Mendes Campos explica um pouco sobre a filosofia de Sartre e um grupo de estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) compõe um “samba do existencialismo”. A doutora em filosofia Márcia Regina Viana revela ainda como Simone de Beauvoir contribuiu para a o pensamento filosófico e o feminismo na Europa.
‘Globo Ecologia’, às 6h50 – O programa desta semana acompanha a expedição de uma equipe do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), coordenada pelo pesquisador Jansen Zuanon, que acampa na selva para estudar o processo de fragmentação florestal e seus efeitos nos peixes dos igarapés (riachos que cortam a mata). A região amazônica é a maior bacia de drenagem do mundo e, com exceção dos grandes cursos de água branca que têm suas nascentes nos Andes, quase todos os rios amazônicos começam como pequenos igarapés. A fragmentação florestal é o processo em que a floresta vai sendo retirada aos poucos, restando pequenas ilhas de matas, nas quais ainda é possível encontrar parte da fauna e da flora originais. Nos períodos de estiagem, os igarapés são o refúgio de quase toda a fauna ao redor: os mamíferos buscam água e comida e os peixes se alimentam do material vegetal que cai da floresta. O ‘Globo Ecologia’ revela a importância das espécies vegetais para os peixes que vivem nesse ambiente. A pesquisa do INPA avalia os impactos dos diferentes usos da terra para verificar até que ponto é possível alterar a paisagem no entorno, sem comprometer a fauna de peixes dos igarapés.
‘Globo Universidade’, às 7h00 – Neste episódio, o programa fala sobre o intercâmbio cultural no Brasil e os motivos que levam milhares de professores e alunos estrangeiros a seguirem carreira universitária no país. A repórter Lizandra Trindade acompanha o dia a dia dos intercambistas na USP, em São Paulo, e conversa com eles sobre as dificuldades de se estabelecer em um país estrangeiro. No quadro “Mérito Acadêmico”, o telespectador conhecerá a trajetória do professor canadense Sean Purdy, que dá aulas de História das Américas, com ênfase nos EUA. Já no “Fora de Série”, o alemão Henning Ulrich, que está no Brasil desde 1999, conta o que o levou se estabelecer no Brasil. E no “Eu Amo Meu Trabalho”, o professor italiano Ronald Ranvaud fala sobre sua pesquisa voltada para aplicações biológicas do campo que desenvolve aqui no Brasil.
‘Ação’, às 07h40 – Fernando de Noronha é o destino do programa desta semana. Lá, será mostrado o Projeto Golfinho Rotador, que existe há 21 anos e tem a intenção de utilizar a pesquisa científica sobre os golfinhos para preservar seu comportamento natural, além de fornecer subsídios para o desenvolvimento sustentável do arquipélago. O projeto possui um programa que atua na capacitação de jovens como guias de turismo ecológico. Já as crianças que vivem no arquipélago recebem aulas de educação ambiental.
‘Globo Cidadania’ - cinco programas e um compromisso: fazer diferença na vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário