No ‘Como Será?’ deste sábado (30/8), o público vai conhecer uma instituição de ensino que vem se destacando por suas práticas pedagógicas inovadoras. Localizada em Cotia, no estado de São Paulo, a Escola Projeto Âncora não tem salas de aula, anos letivos, disciplinas ou exames: com a orientação dos educadores, os alunos aprendem por meio de projetos, escolhendo temas de pesquisa e criando roteiros de estudo dos quais devem fazer parte o conteúdo tradicional. Em seguida, no quadro ‘O Tema É’, Sandra Annenberg recebe em estúdio a especialista em educação Maria de Salete Silva, que, para ampliar a discussão apresentada na reportagem, vai responder a perguntas dos internautas sobre o que seria uma escola ideal.
No segundo episódio da série nos Emirados Árabes Unidos, a repórter Helena Lara Resende conhece os brasileiros que trabalham em Dubai – como o engenheiro químico Rafael, que está há um ano e meio por lá. Eles vão contar suas histórias e revelar por que a cidade atrai cada vez mais empresas e pessoas do mundo todo, tendo se consolidado como um importante eixo internacional de comércio e negócios.
A entrevista da semana é com a antropóloga Patrícia Azevedo, da ONG Rede Jovem. Ela é uma das responsáveis pelo Wikimapa, aplicativo que ajuda a identificar ruas e estabelecimentos de comunidades do Rio e de São Paulo. Por meio dos chamados wiki-repórteres, o sistema está literalmente colocando no mapa regiões onde não existe cartografia e difundindo entre os moradores os locais onde é possível encontrar postos de saúde, escolas, lojas, áreas de lazer e de atividades culturais.
Outro tema do ‘Como Será?’ é a permacultura, metodologia cujo objetivo é prover água, alimento, energia, moradia e saneamento sem degradar o ambiente. Para detalhar como esse conceito funciona na prática, a equipe de reportagem visita um instituto em Brasília e duas casas sustentáveis em São Paulo. O “Hoje É Dia de” também põe em pauta a educação sustentável, com Alexandre Henderson visitando uma obra para mostrar opções de tijolos ecológicos e formas de reciclagem de material, além de explicar como um esquema de mutirão pode facilitar esse trabalho e apresentar um grupo de mulheres que atua na construção civil. Já o ‘Como Será o Amanhã’ pensa sobre a casa do futuro.
No mesmo programa, Max Fercondini e sua ‘Expedição Terra’ visitam o projeto sociocultural Filhos do Quilombo, no Pará, enquanto o fotógrafo Tadeu Bianconi expõe seu trabalho antropológico com pessoas anônimas. O espectador também vai acompanhar as experiências da jovem Mariana em três carreiras – Relações Internacionais, Engenharia Civil e Turismo – no ‘Qual Vai Ser’ e as aulas repletas de tecnologia do mestre Rafael, que ensina matemática no Rio de Janeiro, no ‘Meu Professor É o Cara’.
Sobre o ‘Como Será?’:
‘Como Será?’, parceria do Jornalismo e da área de Responsabilidade Social da Globo com a Fundação Roberto Marinho, tem como objetivo compartilhar com o público experiências transformadoras, exemplos de cidadania e colaborar para a construção de um futuro melhor ao tratar de maneira integrada temas como educação, ecologia, mobilização social, trabalho e inovação. É um espaço para apresentar, conhecer e incluir pessoas e ideias, que conta com a interatividade como grande aliada. O programa, que ocupa a faixa das 6h às 8h nas manhãs de sábado na Globo, é reprisado na GloboNews e no Canal Futura, aos domingos, às 06h05 e às 15h, respectivamente.
|
quinta-feira, agosto 28, 2014
Programa deste sábado (30) apresenta segunda reportagem da série nos Emirados Árabes e entrevista uma das responsáveis pelo projeto Wikimapa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário